Júri

VITOR VIEIRA


       Vitor Vieira é actualmente membro do Quarteto de Cordas de Matosinhos (QCM) e professor na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Porto. Como membro do QCM, tem vindo a apresentar-se nos principais festivais de música em Portugal e a colaborar com alguns dos mais destacados instrumentistas portugueses, como Pedro Burmester, António Rosado, Miguel Borges Coelho, Pedro Carneiro, António Saiote e Paulo Gaio Lima.
       O QCM foi também recentemente seleccionado pela European Concert Hall Organization como um dos Rising Stars da temporada 2014/15, o que proporcionará uma tournée em algumas das mais importantes salas de concerto europeias, como o Barbican Center em Londres ou o Concertgebouw em Amsterdão.
       Vitor Vieira estudou com os professores Alberto Gaio Lima, Aníbal Lima e Gerardo Ribeiro, do qual foi também assistente na Northwestern University (Chicago). Trabalhou também com professores como Alexei Mikhline, Sergey Kravchenko, Eduard Wulfson e Mauricio Fux. Realizou estudos especializados na disciplina de quarteto de cordas com Rainer Schmidt, violinista do Quarteto Hagen, e trabalhou com membros dos quartetos Alban Berg, Lasalle, Melos, Emerson e Vermeer. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.
       Obteve o 1º Prémio de Violino em nível médio e superior no concurso Prémio Jovens Músicos da RDP. Foi também vencedor do concurso para cordas Samuel Thaviu, em Evanston, e da Concerto Competition da NU. Apresentou-se a solo em algumas das principais salas do país, nomeadamente os grandes auditórios da Fundação Calouste Gulbenkian, Centro Cultural de Belém, Culturgest e Casa da Música com a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Nacional do Porto, Orquestra de Câmara Portuguesa e Orquestra Académica Metropolitana.
       Vitor Vieira é um entusiasta da música contemporânea, tendo trabalhado directamente com compositores como John Adams e Karin Renquist. Prossegue este interesse com o QCM, que estreou já obras de vários compositores portugueses: Carlos Azevedo, Carlos Guedes, Fernando Lapa, Vasco Mendonça, Miguel Azguime, Eurico Carrapatoso, António Chagas Rosa, Nuno Corte-Real, António Pinho Vargas, Álvaro Salazar, Sérgio Azevedo, Paulo Ferreira-Lopes, Eduardo Patriarca e Telmo Marques.




ÁLVARO TEIXEIRA LOPES


       Natural do Porto, concluiu em 1981 o Curso Superior de Piano do Conservatório de Música do Porto com classificação de 20 valores. Em Portugal, foi aluno de Isabel Rocha e de Helena Sá e Costa. Em 1979/80 estudou em Lisboa no Conservatório Nacional com Jorge Moyano. Como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, do governo austríaco e da Secretaria de Estado da Cultura prossegue os seus estudos em Viena com Paul Badura Skoda e com Noel Flores e, em Paris, com Marian Rybicki.
       Distinguido com diversos prémios, desenvolve uma intensa atividade nacional e internacional como solista e em música de câmara, sendo frequentemente convidado a tocar nos mais prestigiados festivais em Portugal e em França, Bélgica, Alemanha, Itália, Brasil, Malta, Espanha e Inglaterra.
       É membro de Solistas do Porto e do Khora Ensemble, atuando regularmente com o Quarteto Suggia, e em duo com o violoncelista José Pereira de Sousa, com o pianista Fausto Neves e com o seu sobrinho Francisco Berény.
       Gravou dois CDs com José Pereira de Sousa para a etiqueta Numérica, um dos quais totalmente dedicado a música portuguesa do séc. XX. Com o Quinteto Khora Ensemble gravou um CD com música de Astor Piazzolla. Em 2006 gravou um CD a solo com obras de Amílcar Vasques Dias: Doze Nocturnos Em Teu Nome e Lume De Chão – tecido de memórias e afectos.
       O seu reportório inclui estreias de peças de Cláudio Carneyro, Frederico de Freitas, Fernando Corrêa de Oliveira, Fernando Lapa, Cândido Lima, Amílcar Vasques Dias, António Chagas Rosa e Evguene Zouldikine, algumas das quais lhe são dedicadas.
       Fez a criação em Portugal de Visions de L´Amen, de Olivier Messiaen, com o pianista Miguel Borges Coelho, e o Concerto para Piano e Orquestra, de Nino Rota, com a Orquestra Metropolitana de Lisboa.
       Tem orientado inúmeros cursos de interpretação e de pedagogia pianística em Portugal, Brasil e Itália.
       Frequentemente convidado a integrar júris de concursos de piano, tendo sido membro do júri do XI, XV e XX Concurso Internacional de Piano Cidade do Porto. Foi representante de Portugal no XXI Concurso de Piano Valentino Bucchi, em Roma. Em Portugal, integrou o júri dos concursos: Florinda Santos, Concurso Internacional da Cidade do Fundão, Concurso Ibérico de Piano do Alto Minho, Concurso Internacional de Piano Luís Costa, Concurso do Conservatório de Música do Porto, do Concurso Santa Cecília e Concurso Marília Rocha.
       É Professor Auxiliar Convidado do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, onde ensina piano e música de câmara. O investimento que tem realizado na atividade pedagógica reflete-se no elevado número de alunos seus que são professores em escolas e Conservatórios por todo o país e na quantidade de discípulos que têm sido premiados em concursos nacionais e internacionais.
       Membro da Direção do Curso de Música Silva Monteiro. Colabora frequentemente com escritores e atores em projetos transversais dirigindo nesse contexto o “Projeto COiNCIDÊNCIA”, com o ator Pedro Lamares.


ANTÓNIO SÉRGIO FERREIRA

       Iniciou os seus estudos de violino na classe do professor Cunha e Silva, no Conservatório de Música do Porto.
       Enquanto estudante nesse conservatório, participou no Coro de Câmara do Conserva-tório de Música do Porto, regido por Lino Gaspar e com ele participou nos concursos da Juventude Musical Portuguesa: do nível médio e superior, tendo conseguido em ambos os níveis o 1º prémio da categoria regional e nacional.
       Foi membro da Orquestra Portuguesa da Juventude e bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.
       Enquanto aluno do curso de Geografia da Universidade do Porto, fez parte do Orfeão Universitário do Porto integrando e dirigindo alguns dos seus grupos. Foi admitido como aluno na Escola Superior de Música do Porto, no curso de violino, curso que viria a interromper dedicando-se à regência.
       Foi professor de violino e bandolim em diversas escolas de música; e também professor da disciplina de Educação Musical no 2º ciclo do Ensino Básico.
       Director artístico e Maestro Titular do Coro do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, desde Março de 1995. Dirige também o coro do Centro de Dia de reformados do Ministério de Educação - Porto, e foi professor da disciplina de coro no Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes. Trabalhou com o maestro Marc Tardue e a Orquestra Nacional do Porto na preparação da Carmina Burana de Carl Orff .
       Professor do curso livre de bandolim no Conservatório de Música do Porto. Maestro e director artístico da Orquestra de Plectro do Porto. Participou nas óperas "Il Maestro de Música", " Suor Angelica", "A Flauta Mágica" quer como cantor, quer como maestro de palco.
       Concluiu o Curso Superior de Direcção de Coro e Orquestra, onde teve como principais professores: Maestro Manuel Ivo Cruz e Maestro Gerald Kegelmann. Para além destes tem estudado direcção de orquestra com Robert Houlihan, Jim Holmes, Sergei Stadler, e direcção coral com Erwin Ortner. Foi Maestro Assistente da Orquestra do Algarve até Outubro de 2003.No ano de 2003, para além de diversos concertos sinfónicos, dirigiu "Os sete Pecados Mortais" de K. Weill, e o Requiem de Fauré com o Coro Europeu de Estudantes de Medicina.
       Foi professor convidado da disciplina de coro da Universidade de Aveiro para a realização da obra L'Enfance du Christ.Dirigiu Haydn e Stravinsky no concerto de abertura do XII Cistermúsica - Festival de Música de Alcobaça à frente da Orquestra Metropolitana de Lisboa. Abriu a IX Semana Internacional de Óbidos, dirigindo a pianista Manuela Gouveia e a Orquestra de Câmara Cascais e Oeiras.Membro fundador da Plataforma Artística.
       Concluiu uma pós graduação em Música Teatral, vertente de Direcção na Universidade de Sheffield. Em 2005 destacaram-se os concertos com a Orquestra do Algarve, os Ceremony of Carols com o Coro de Câmara de S. João da Madeira e a estreia em Portugal (versão ensemble) da Missa das Crianças de John Rutter com os coros de CPO e das Biomédicas.
       Como director de coro já dirigiu concertos, para além de Portugal Continental e Ilhas, em Espanha, França, Alemanha, Cabo Verde, Índia, Macau, África do Sul e Angola. Maestro e Director Artístico do Orfeão Universitário do Porto desde Janeiro de 2006.
       É Director Pedagógico do Conservatório de Música de Vila Real.

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